Brasil perde para sí mesmo e coroa o ótimo trabalho de Joachim Low à frente da seleção alemã!

Perai! Quer dizer que eu tô dizendo que a seleção da Alemanha não teve muito mérito no fato ocorrido ontem? Se acalmem, não foi isso que eu quis dizer... Pelo menos, não totalmente. Provamos da qualidade da seleção alemã ontem, mas o que se viu também ontem é algo que não veremos e não esperamos ver por muito e muito tempo. E não tô falando somente em relação ao Brasil. Em uma época que não temos mais aquela equipe podemos dizer, 'boba', ver uma sapecada de 7 a 1 como vimos ontem em cima da nossa seleção é pra deixar qualquer um perplexo.

Como já era de costume no mata-mata dessa Copa, víamos sempre placares apertados e jogos emocionantes até o final. Ninguém esperava tal desastre por parte da equipe anfitriã, salvo os sonhadores que aparecem sempre ganhando uma bolada nos bolões espalhados pelo país.

Voltando ao jogo em sí... O perder seria um resultado totalmente aceitável, todo mundo compreende que não é possível ganhar sempre tudo, principalmente se falando de futebol em que nem sempre ganha o time mais forte. O que não dá pra engolir é simplesmente a seleção brasileira ter se portado daquela maneira! Podemos, ou melhor, eles podem tentar achar várias razões para tamanha facilidade por parte da seleção alemã. Normalmente cada qual tem seu ponto de vista, no meu eu posso destacar dois pontos de extrema importância: o ESQUEMA TÁTICO e a parte PSICOLÓGICA.

Se tratando de esquema de jogo, todos os apaixonados pelo esporte sabe que aqui todo mundo é ,ou pelo menos, quer ser um pouco de técnico. Cada um de nós temos uma escalação ou um esquema tático ideal para seu time e consequentemente para sua seleção. O meu esquema estava bem parecido com o da maioria, só não com o do Felipão. De inicio, começar com o Bernard no lugar de Neymar achei meio que tosco, teria sido melhor coloca-lo lá na frente tirando o Fred, esse que por sinal não fez muita coisa nesse mundial... O meio de campo ainda tô tentando achar, mas não consigo ver nada! O Brasil realmente tinha sérios problemas naquele setor, melhor dizer que tem. A zaga é o setor que nossa seleção tá melhor servido, não posso reclamar de nada a não ser lamentar a ausência provocada por um cartão do Thiago Silva, o capitão e melhor zagueiro do mundo na atualidade fez sim falta. O Dante é com certeza um substituto de peso, mas o que faltou no jogo de ontem foi o comando e nesse ponto estávamos desfalcados! Neymar e Thiago são jogadores essenciais nesse momento na seleção, sem eles em campo o Brasil perde muito, essa é a realidade...

Klose finalmente passa Ronaldo em número de gols em copas, o recorde dele é de 16.

E agora? O Brasil vai fica dependente pra sempre do seu maior craque?

Bem, não era pra ser assim. O futebol atualmente é algo mais pragmático que com treinamento, esforço e vontade é possível se chegar a um eficiente estilo de jogo. Veja bem, não falei bonito, mas sim eficiente! Desde sempre, porém hoje mais do que nunca se preza muito o resultado, jogando feio ou bonito é logicamente necessário vencer... Aí o Brasil peca! Claramente a nossa seleção não jogou bonito e muito menos chegou perto de vencer a Alemanha. Mas e quanto as outras vitórias? E o Chile? Colômbia? Não podemos desmerecer essas equipes, muito pelo contrário, o Brasil conseguiu grandes resultados perante esses dois belos times, que por sinal, evoluíram bastante! Porém eu vi muito mais garra do que qualidade de jogo no conjunto. Individualmente temos a seleção dos sonhos em nossas mãos, claro, sempre há algum ou outro que talvez você queira na seleção, mas esse não é o caso e nem iria solucionar na maioria das vezes. Trocando em míudos, o que faltou foi o Brasil ser um time!

Talvez tenha faltado treinamento, faltado tempo para se implantar um esquema de jogo, para se organizar melhor e adquirir um velho e bom entrosamento, são muitas interrogações que surgiram e ainda irão surgir durante esse resto de 2014.

Torcida derrotada com a horrível atuação da seleção brasileira no Mineirão.

A parte psicológica, o segundo fator que citei eu achei o mais importante para esse caso! Víamos claramente um time emocional demais, demais mesmo... Lógico, uma Copa do Mundo em seu país com uma torcida apaixonada dessas não é surpresa se acontecer um desmoronamento emocional por parte dos jogadores. Não sei se foi todos, não me atrevo a citar nomes, porém o descontrole principalmente nesse último jogo contra a Alemanha foi nítido depois do primeiro gol. "PORRA, é normal levar gol da Alemanha..." Esse foi o pensamento unificado de muita gente. E então, que loucura foi aquela? Como é possível uma seleção se desmontar daquele jeito e em 10 minutos levar tantos gols? Cabeça meu amigo... Psicológico fraco ou/e no minimo abalado. Podemos dizer que a ultima gota d'água para mexer de vez com os jogadores foi a contusão de Neymar e a linda, porém nada eficiente, campanha para jogarmos por ele.  

André Schürrle sai do banco para marcar duas vezes na vitória da Alemanha sobre o Brasil.

Outro ponto, esse fora um pouco desse contexto principal. Esta é ainda, mesmo depois desse vexame... 'A Copa das Copas'? Ficou se perguntando também né?! Pois é, a resposta da maioria deve ser SIM ainda, mas nota-se hoje um real desanimo para afirmar tal pensamento. Não podemos esquecer da quantidade de gols, da qualidade das partidas que assistimos, essa foi e está sendo realmente uma ótima Copa, se não a melhor. Das que eu vi esta com toda certeza foi e talvez será a mais especial por um bom tempo!

Agora é levantar a cabeça, torcer para Holanda tirar a Argentina e teremos uma 'co-final', se podemos falar assim, contra os 'Los Hermanos' na disputa do terceiro lugar. Antes de terminar, devo dizer que faltou falar sobre bastante coisa e de qualquer jeito não caberia tudo em um único post. Desculpem também os erros, talvez alguns grosseiros no texto - esse é o preço que se paga por fica um certo tempo sem dar a devida atenção ao FIKSUSSA.

Quero saber sua opinião sobre o jogo e sobre a seleção. O que você acha que faltou para chegarmos mais adiante? Qual foi o maior pecado do Brasil nessa copa? Tá torcendo por quem agora? Comente!

Quer saber mais informações sobre o jogo e a copa? Acesse o Globo Esporte.