Fik-shounen: Animes esportivos e Danshi Koukousei no Nichijou

Olá, tudo bem? Está começando a fabulosíssima que gay isso a fantástica, maravilhosa, mais que muito demais, a coluna mais fodona e épica de todas adorada por todos só que não, está começando o Fik-shounen. Sua resenha semanal sobre animes e mangás diversos.

O tema dessa semana é: Animes esportivos, tema sugerido pelo nosso leitor assíduo: Tiago Fernandes.

Bom, muitos de vocês devem ter em suas memórias infantis os animes esportivos que passaram aqui no Brasil, Pelezinho, Super campeões (Conhecido também por Capitain Tsubasa) e Super Onze (Ou Inazuma Eleven).

Mas obviamente, os mangás esportivos não estão limitados de forma alguma apenas ao futebol e nem todos tem os nossos fantásticos golpes especiais tão adorados pelas crianças, mesmo assim sofrem um grande preconceito por parte de alguns leitores, o que não torna o genero menos atraente de forma alguma! Na verdade uma boa parte do gênero trata do assunto com seriedade, fugindo do contexto do shounen e entrando fundo na parte administrativa e social do esporte, visando uma explicação aprofundada de como funciona a atividade retratada, suas regras, seus fundamentos, ampliando o conhecimento do espectador a cerca do esporte.


Gostaria de falar especialmente de Hajime no Ippo. Ippo é pra mim um dos melhores mangás já feitos na história, tanto em arte, quanto estória e personagens, é simplesmente genial. Retrata o Boxe de um angulo realista. Além é claro do enredo e o desenvolvimento do mangá prenderem você, página por página, deixando você com cada vez mais vontade de ver o que vai acontecer com Ippo e os outros personagens. O trabalho com personagens secundários é fantástico. É maravilhoso observar a evolução dos personagens dentro do esporte. Sem o exagero de técnicas secretas supremas, se atendo ao máximo a realidade do esporte que é o boxe, seus perigos e ao treinamento intenso necessário para sua prática. Não é pra menos que o mangá, ainda em publicação, bate a marca dos mil capitulos e não perde a legião de fãs que tem.

Hajime no Ippo também tem uma versão animada para quem quiser ver. A animação é dividida em duas temporadas(a primeira com 76 episódios e a segunda com 26), obviamente não cobre o mangá inteiro, mas é uma ótima pra passar algumas tarde de domingo vendo.

Existem vários outros animes e mangás esportivos que merecem destaque, vamos falar de alguns...

Giant Killing é especialmente interessante, ele não fala apenas do assunto dentro das quatro linhas, como é rotineiro nos mangás/animes que envolvem futebol, trata também da parte administrativa dos clubes, tendo como personagem principal um Técnico, Tatsumi Takeshi, especializado em "Giant Killing" que é quando um time pequeno vence um time grande. O mangá também conta com uma versão animada, quem quiser dar aquela conferida, vale a pena ver.

Já Eyeshield 21 que foi publicado pela Shounen Jump segue uma dinamica diferente. O mangá se prende na emoção do jogo, que é o Futebol Americano e nos diferentes tipos de jogadores, mesmo assim explica detalhadamente as regras do esporte, para que o leitor não se perca. É um mangá muito divertido, mesmo que eu tenha lido muito pouco dele, tem uma comédia fantástica, cenas que te fazem rolar no chão de rir, além dos desenhos excelêntes e do enredo envolvente que te prendem a série, tão bom que te faz esquecer do tempo passando enquanto lê. Também ganhou uma versão animada, com 145 episódios.

Kuroko no Basket, pode-se dizer que Kuroko é o sucessor de Eyeshield como esportivo da Jump. O mangá tem atualmente 213 capítulos e conta a estória do clube de Basquete da Escola Seirin. Kuroko se foca também no jogo em si, mas não gasta tanto tempo explicando as regras, se focando nas qualidades e defeitos de cada jogador, assim como suas habilidades especificas. Dá uma visão extremamente shounen do Basquete e é um mangá que sabe dar o "clímax" para os finais das partidas, te deixando interessado em ler o capitulo seguinte. O anime tem 25 episódios, e conta com uma trilha sonora digna de nota. A segunda temporada sai ainda esse ano.


Isso sem citar outros grandes sucessos como Major ou Get Backers e sem falar também dos mangás que falam de Lutas como Karate Shoukoushi Kohinata Minoru, existem até mesmo animes que retratam jogos de raciocínio como Kaiji ou Akagi.
A quantidade de animes esportivos é vasta e vale a sua atenção. É certeza que o gênero irá prender você ao mundo dos esportes e elevar o seu conhecimento sobre algumas coisas que acontecem neles.

A outra dica da semana, que não tem nenhuma ligação com animes esportivos, é a comédia da vida escolar dos garotos japoneses: Danshi Koukousei no Nichijou. É um slice of life bastante divertido, com uma comédia leve e bem articulada que envolve várias cenas cotidianas da vida dos garotos do ensino médio no Japão. O interessante é que não existem coisas como super-poderes em Danshi Koukousei no Nichijou, não há algo como alguém super-humano ou extremamente poderoso. Não existem talentos natos ou alguém com uma extrema habilidade em algo. É apenas um retrato da adolescência de uma foma cômica, o que deixa ainda mais divertido o anime, saindo do contexto de Slice of Life de pessoas com talento ou dos romances forçados, como acontece em alguns casos, onde a choradeira impera, apenas dando uma visão divertida de um mundo diferente daqueles que estamos acostumados. Um bom anime pra você se divertir que te arrancará algumas boas risadas.

Danshi Koukousei tem três personagens principais ou quase isso, mas o anime em vários momentos não se foca neles, o que é interessante. Faz você conhecer melhor e passar a gostar também dos personagens secundários que não são tão secundários assim..., algumas vezes esquecidos em Slice of Lifes que se focam no grupo dos principais e praticamente apagam a existência dos personagens secundários.

Não existe muito mais que possa ser dito do anime, mas ele realmente merece a atenção de vocês. Quem quiser dar uma olhada segue a abertura dessa obra divertidissima.




Bom, é isso! Espero que vocês tenham gostado. E não esqueçam de curtir a nossa página no Facebook  e nos seguir no Twitter. Espero vocês nesse mesmo Bat-site, nessa mesma Bat-coluna, até a próxima semana!