Fik-Shounen - Animes por temporada, pela qualidade ou pelo lucro?

Está de volta a velha e amada coluna do Fiksussa, o Fik-shounen! Que não trata só de shounen, e nem é só para o publico jovem masculino, mas o nome é descolado e soa legal, então escolhemos deixar assim mesmo!

O tema dessa semana é: Animes por temporada, pela qualidade ou pelo lucro?

É essa a pergunta que muita gente que acompanha os gigantes ou que gosta dos curtinho se faz.

Eu particularmente prefiro a divisão por temporadas a fillers infinitos sem nenhuma ligação com a estória original do mangá/novel/jogo, e que PIOR em algumas animações cof cof, naruto... ao no exorcist... soul eater... misturam os fillers com o conteúdo original deixando enredo confuso e tirando o foco das situações originais do mangá, assim destruindo a construção original criada pelo autor da obra.

E claro, o fato do anime não ser descontinuado, não significa que a animação terá mais qualidade, algumas vezes saímos de uma gigantesca temporada de fillers pra nos depararmos com cenas horrivelmente mal animadas, que descaracterizam completamente o mangá mesmo estando dentro do conteúdo original da série. Assim como a divisão por temporadas não garante a fidelidade ao enredo original.

Sim, fillers são uma merda porre. E muitas vezes o espectador não consegue distinguir o conteúdo "fake" do original. Alguns animes apenas não misturam os fillers com a estória, como (Bleach e One Piece) ou preferem lançar Canons (Fillers que falam de coisas que não tem no mangá, mas tem ligação com a obra original, não fugindo seu conteúdo, tem a participação do autor em sua criação e mutias vezes complementam a obra) como no caso de Katekyo Hitman Reborn.

Nem todos os fillers são malignos, alguns, como já dito, dão uma pequena complementação ao conteúdo do mangá, explicam coisas que se deixa por alto na obra preto e branco e claro, preenchem tempo, para que o anime não precise ser pausado, além de te darem o que assistir no espaço de tempo em que a obra original não é animada.

Explicado isso, vem a pergunta: É mais vantagem fazer filler ou dividir o anime em temporadas?

Dividir o anime em temporadas evita gastos com a animação de sagas fillers, não empobrece a obra ou quase misturando estórias que em nada tem ligação com a original e deixa aquele gostinho de "quero mais" pra quem realmente gostou do anime. Em alguns casos, como animes baseados em Light Novels (vide Wikipédia pra mais explicações) ou em mangás mensais a divisão por temporada dá espaço para que a obra original se desenvolva sem carecer de milhares de episódios fillers.

Um bom exemplo disso é To Aru Majutsu no Index. O Anime conta com duas temporadas completas da obra original e mais duas temporadas (uma completa, outra ainda em lançamento) da obra secundária complementar (To Aru Kagaku no Railgun) que tem como personagem principal Misaka Mikoto, a Railgun vide Wikipédia[2]. Caso fosse animado continuadamente hoje teria mais de 200 episódios, 60% deles Fillers. Isso contando com os episódios lançados do anime baseado na vida da Railgun. Somente com a obra original subiria para quase 80% a quantidade de fillers.

O que acontece na divisão por temporadas é que nesse meio tempo cria-se toda uma marca em volta da obra, os gastos que seriam feitos com Fillers vão todos para marketing e criação de produtos em cima do nome do anime. E o publico do mesmo passa a consumir tudo o que aparece, tornando a serie animada por temporadas mais rentável e comercial que a série que segue infinitamente.

Ou seja, a principal razão da interrupção de muitas séries não é pelo "não acompanhar a obra original" e sim lucrar mais. Um exemplo é Zero no Tsukaima, que tem sua ultima temporada praticamente toda Filler, a explicação aqui é que o autor estava muito doente (inclusive morreu mês passado deixando a obra incompleta) o que justifica o final "falso" da série animada.

Bom, haverá o dia em que eu falarei de animes que acabaram antes do final, mas esse dia não é hoje.


Dividir o anime por temporadas nem sempre significa melhorar sua qualidade (tanto em termos de animação quanto em termos de desenvolvimento). Muitos animes são animados de qual quer forma na série que vai pra TV somente para ganhar melhorias significativas na versão blue-ray, assim atraindo compradores que gostaram da estória do anime. Em outros casos a censura destrói completamente as cenas de ação, carecendo de uma versão "descensurada". Outros apenas enchem com TONELADAS de ecchi e cenas que não existem no mangá cof cof, freezing para atrair o publico onanista-masculino para assistir uma obra completamente deturpada pelo estúdio. Ou seja, a industria da animação faz de tudo pelo lucro.
São poucas as obras que escapam da censura ou da deturpação que os animes dão a série original, não somente nos animes por temporadas como também nos gigantes infinitos.

Uma classe é assolada pelos produtores gananciosos e descarados a outra pelos fillers infinitos e pela ausência de pausas no anime, o que deixa seu conteúdo cansativo, repetitivo e algumas vezes irritante.

É claro existe uma lista bem grande de bons animes que não precisaram de Fillers ou que não foram destruídos pelos seus produtores. Mas essa lista nem de longe se compara a lista de bons animes que foram completamente tirados do rumo, seja pela ausência de pausas, seja pela ganância alheia.

Bom, uma nova temporada de animes está sendo lançada, e nela alguns títulos que são sucesso na versão em quadrinhos, como Shingeki no Kyojin, que até aqui está excelente, tanto em termos de animação quanto em fidelidade ao mangá. Vamos esperar que assim se mantenha.


Fica a dica pra você que está querendo algo novo e interessante. Segue a abertura desse possível sucesso.



Esperemos que os produtores/estúdio não estraguem esse excelente mangá. Esse foi o fik-shounen dessa semana. Espero que tenham gostado, não se esqueçam de curtir nossa página no Facebook e nos seguir no Twitter,